Peter Lindbergh, ícone da fotografia de moda, morre aos 74 anos – GQ

13

O fotógrafo alemão Peter Lindbergh durante coletiva de imprensa de sua exposição On Street, em Berlim (Foto: Getty Images)

Peter Lindbergh, fotógrafo alemão reconhecido por seu trabalho em revistas como Vogue, Marie Claire, Elle e Vanity Fair, morreu na terça-feira (3) aos 74, notificou a família.

Nascido em 1944 em Leszno, na Polônia, Lindbergh cravou seu espaço entre os maiores ícones da fotografia de moda, muitas das vezes optando por fotos em impactante preto e branco. Por sua lente já passaram celebridades como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Lupita Nyong’o, Linda Evangelista e Penélope Cruz.

Suas imagens. mais do que simples editoriais e campanhas, também alcançaram o imaginário cultural para além da moda. Considere, por exemplo, o clipe da música Freedom 90, de George Michael: nele, são um grupo de modelos que cantam a música (um time composto por Linda Evangelista, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford e Tatjana Patitz). A inspiração? A capa de janeiro de 1990 da Vogue, feita por Lindbergh e clicada com um ar honesto e natural até então inédito.

Seu trabalho no Calendário Pirelli de 2017, o quarto para a marca desde 1996, foi seu mais recente destaque. Famoso por fotografar supermodelos, o alemão optou por representar ‘mulheres reais’, sem retoques, em uma crítica ao que chamou de ‘ideal da beleza perfeita’. “Em tempos nos quais mulheres são representadas na mídia e em qualquer outro lugar como embaixadoras da perfeição e da juventude, achei importante lembrar a todos que  há uma beleza diferente,  mais real e honesta, não manipulada por interesses comerciais e afins. Uma beleza que fala a respeito de individualidade, sobre a coragem de ser você mesma”, disse o fotógrafo em comunicado para a imprensa ao final de 2016.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários