Por que o caddie é melhor parceiro de qualquer golfista – GQ

17

Primeiro foi o número 4 do mundo, Phil Mickelson, que se desentendeu com seu caddie Jim “Bones” Mackay. Depois, foi a vez do líder do ranking mundial Rory McIlroy, que demitiu o experiente J.P. Fitzgerald, o mesmo que o acompanhou durante toda a sua ascensão no tour.

Em comum, as duas mudanças, além de mostrarem a ruptura de parcerias de décadas e coincidirem de acontecer na atual temporada, ressaltam a importância da relação entre o golfista e seu caddie.

Comparar Fitzgerald e McIlroy a Larri Passos e Gustavo Kuerten seria exagero, mas listamos algumas funções que tornam o caddie um membro-chave para o golfista.  

Escolha dos tacos
Há modelos para cada distância e tipo de jogada, certo? Sim. Mas eles podem variar bastante, dependendo do estilo de jogo do golfista. É aí que entra o olhar atento do caddie. Sabendo o estilo e a habilidade do jogador, ele faz as escolhas sob medida para cada tacada.

Medição do vento
Variável constante e de suma importância para o jogo do golfista, o vento age diretamente sobre a direção e a velocidade da bolinha. Medi-lo com precisão para dar a orientação correta ao jogador é papel do caddie. Vale ressaltar que os efeitos do vento variam também conforme o buraco da vez, já que as dimensões do campo são grandes.

Leitura do green
Interpretar a inclinação do green, a região mais próxima do buraco, é trabalho do caddie. Mas ele vai além e identifica até a direção em que a grama cresce. Isso pode representar maior ou menor resistência à bolinha. Pois é, ele também precisa ter olho de paisagista.

Controle da plateia
O golfe é, em geral, um esporte de cavalheiros. Isso vale inclusive para a plateia. Determinadas partidas, porém, podem gerar maior empolgação na torcida. Nessas horas, alguém tem que colocar a situação nos eixos. No caso, o caddie.

Adversários
A estratégia do jogo é uma atribuição do técnico. Mas o caddie, invariavelmente, também participa. Além do vasto conhecimento do esporte e seus jogadores, é preciso lembrar que caddie e golfista chegam a ficar oito horas juntos em um dia. E, aí, fala-se de tudo.
É quase um casamento – ou mais.

Fonte Oficial: http://gq.globo.com/Corpo/Esportes/noticia/2017/10/por-que-o-caddie-e-melhor-parceiro-de-qualquer-golfista.html.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários