Premiado pelo Google, jovem de 18 anos desenvolve maneira de eliminar microplásticos da água – GQ

11

Fionn Ferreira (Foto: Divulgação)

Irlandês com descendência portuguesa, Fionn Ferreira tem motivos para um fim de semana de comemorações. Sua ideia para salvar rios e lagos dos despejos de microplástico foi vencedor do Google Science Fair 2019, organizado pela gigante das buscas e que terminou esta semana. O jovem de 18 anos teve a chance de mostrar seu projeto na sede da empresa em Mountain View e ganhou um prêmio de 45 mil euros.

+ Lente de contato robótica dá zoom com duas piscadas
+ Lista GQ: os 5 podcasts sobre tecnologia e ciência que você precisa ouvir
+ Empresa irmã do Google vai construir sua própria cidade no Canadá

Uma pausa estratégica: o termo microplástico descreve qualquer partícula plástica menor de cinco milímetros de diâmetro e representa um dos maiores desafios na limpeza de rios e oceanos. Por um motivo simples, vale dizer: métodos de filtragem são inúteis contra o problema.

Fionn Ferreira (Foto: Divulgação)

O que Ferreira sugere com seu projeto é o uso de ferrofluido, um composto líquido magnético e não-tóxico que pode capturar os detritos antes que eles sejam engolido por peixes e outros habitantes marinhos. A propriedade não-polar de ambos elementos (o plástico e o imã) garantem que o fluido atraia os dejetos, permitindo sua retirada. Ao The Irish Times, Ferreira aponta que a técnica é capaz de retirar da água algo entre 80% e 85% do microplástico.

Ferreira competiu com um total de 100 estudantes entre 13 e 18 anos. Segundo o Politico, ele fala fluentemente três idiomas e venceu 12 outras competições em feiras de ciência. Ferreira é atualmente curador no planetário irlandês Schull Planetarium e tem um pequeno planeta com seu nome.

Seu projeto, segundo o próprio jovem, foi baseado em técnicas para a limpeza de vazamento de óleo usando soluções magnéticas. Apesar do jeitão épico, sua ideia pode ser melhor aproveitada no tratamento de água em municípios. Afinal são roupas e máquinas de lavar que jogam a maior parte do plástico em rios e lagos.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários