Primeira fábrica automotiva do Vietnã aposta no voto popular para desenhar seus carros – GQ

10

A recente tentativa de esquentar o mercado automobilístico vietnamita está sendo movido por pelo menos um tantinho de espírito democrático. Isso porque os designs do sedan e SUV que a primeira fabricante de carros do Vietnã, a VinFast, pretende apresentar em outubro na Paris Motor Show, foram resultados de um pleito nacional entre 62 mil vietnamitas de todos os cantos do país.

A marca chamou o público para decidir entre mais de 20 desenhos distintos, contando depois com a ajuda da Pininfarina – que desenha Ferraris e o ocasional prédio de condomínios – para concluir o produto final. O resultado parece uma mescla entre um Hyundai e um Tesla, não?

A VinFast quer ser 100% vietnamita e está construindo uma fábrica de 3,25 m² na área de Hai Phong, no noroeste do país. Quanto aos carros, eles serão exibidos em Paris no dia 2 de outubro e devem chegar ao mercado local em setembro de 2019.

+ A Kalashnikov – sim, a fabricante da AK-47 – anuncia seu primeiro carro elétrico
+ Essa nova ponte no Vietnã é “segurada” por mãos gigantescas
+ Rolex do último imperador do Vietnã pode ser leiloado por mais de R$ 4,6 mi

A VinFast é parte do conglomerado vietnamita Vingroup, e tem um histórico em comum com a General Motors: a fábrica da gigante em Hanói foi vendida este ano para a fabricante local – um acordo que fez da Vinbrand a distribuidora oficial da Chevrolet no país.

Os carros da VinFast (Foto: Divulgação)

Se você considerar a informação – meio dramática – no website oficial, a empresa planeja revitalizar o setor industrial vietnamita. Apesar da maioria da população local ainda ser rural, boa parte da economia não necessariamente depende de commodities ou produção agrária. Você até pode lembrar de campos de arroz e comunidades agrárias quando pensa no Vietnã, mas o país exporta em maior parte componentes eletrônicos de radiodifusão e peças para computadores, que juntos respondem a 44% da exportação do país.

Com carros assinados pela Pininfarina e acordados pela população, o mundo vai ter em breve um primeiro gostinho de carros 100% made in Vietnam.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários