Próstata aumentada é mais comum do que se pensa – GQ

10

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 14 milhões de brasileiros têm a próstata aumentada. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que produz e estoca um dos líquidos que formam o sêmen, e seus músculos ajudam na ejaculação. Tem o tamanho de uma noz, com cerca de 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura.

A partir dos 50 anos, a próstata naturalmente tende a aumentar e pressionar a bexiga e a uretra. É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.

+ Câncer de próstata: tudo o que você precisa saber
+ Tudo o que você precisa saber sobre a sua próstata
+ Doenças de próstata que você não conhece, mas são muito comuns

É bom que se diga: próstata aumentada não é um câncer, nem aumenta o risco de tumor na próstata. Mas traz alguns desconfortos, como a dificuldade em urinar. Com o tempo, a vida vira um inferno. Não se consegue mais assistir a um filme inteiro ou viajar sem ir ao banheiro. Os casos mais graves levam a incontinência urinária e insuficiência renal.

Próstata aumentada é comum em homens mais velhos
A HPB é causada pelo processo natural de envelhecimento, geralmente em homens acima de 50 anos. Ela merece cuidados médicos quando interfere na vida cotidiana. Existem também outras causas para o crescimento da próstata, não relacionados com a HPB, como hormônios, prostatites (inflamações e infecções da próstata) ou até mesmo câncer.

Exame de toque
A forma mais fácil e rápida de diagnosticar a próstata aumentada é o “temido” exame de toque retal. Os médicos asseguram que não causa dor e demora de 15 segundos a 2 minutos para ser finalizado. O ultrassom e o estudo urodinâmico também são necessários em alguns casos.

Demora para fazer xixi
Com a próstata aumentada, o simples ato de urinar vira um calvário: o xixi demora mais para sair, é preciso ir ao banheiro mais vezes (inclusive durante a noite), não se consegue esvaziar toda a bexiga e também há diminuição do jato.

+ 14 milhões de brasileiros sofrem com a próstata aumentada
+ Ejacular com frequência pode diminuir chance de câncer de próstata
+ Por que a informação ainda é maior aliada contra o câncer de próstata?

Alguns casos precisam de cirurgia
Há medicamentos que ajudam a reduzir o tamanho da próstata e aliviar a dor e o desconforto urinário. Em cerca de 30% dos casos os pacientes precisam de cirurgia para remover a próstata. No geral, a HPB é facilmente curada, mas depende do estágio em que foi diagnosticada.

Fatores de risco 
Além da idade, as condições que mais favorecem o crescimento da próstata são: herança genética, diabetes, obesidade e tabagismo. Ter uma vida saudável, com alimentação equilibrada (sem uso excessivo de gordura animal) e atividades físicas regulares são essenciais para diminuir os riscos. A partir dos 50 anos, recomenda-se uma visita anual ao urologista.

+ Ultrassom para tratamento de câncer de próstata reduz efeitos colaterais

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários