Rascunhos e digitais descobertos em obra de Leonardo da Vinci ganham exposição em Londres – GQ

10

Virgem das Rochas, de Leonardo da Vinci (Foto: divulgação/National Gallery)

O enigma em uma das obras mais importantes de Leonardo da Vinci, a Virgem das Rochas, foi descoberto. Linhas do rascunho do pintor foram exposta por um grupo de cientistas, conversadores e curadores de arte, junto com o museu National Gallery, em Londres.

+ Tour de hotel percorre passos de Leonardo da Vinci em Milão
+ Quadro de Leonardo da Vinci é arrematado em leilão por US$ 450,3 milhões
+ O Louvre está em dúvida se deve ou não expor quadro mais caro da história

Para a revelação foi utilizada a reflectografia infravermelha  (IRR), técnica normalmente aplicada em busca por desenhos e/ou pinturas que se encontram abaixo da camada de tinta visível de uma obra. Inicialmente, apenas o rascunho do olho da Virgem Maria apareceu mas, após 15 anos de pesquisa, traços do anjo e do bebê Jesus Cristo também surgiu. Para isso foi usada uma outra forma de escaneamento, a espectroscopia de fluorescência de raio-X, forma simples, rápida e não destrutiva de analisar a composição química para identificação e determinação de elementos em baixa concentração (um rascunho feito à lápis, por exemplo).

DIGITAL

Imagens em alta resolução também revelaram outra surpresa: impressões de digitais humanas. A procedência ainda é desconhecida mas, provavelmente, são resultado do manuseio de primer no painel para a criação de uma superfície uniforme para pintura.

Impressão digital perto da bochecha da Virgem Maria (Foto: divulgação/National Gallery)

ALTERAÇÕES

Especialistas ainda não descobriram (e talvez nunca descubram) o motivo pelo qual Leonardo da Vinci alterou a composição original dos rascunhos. Sabemos que Virgem das Rochas foi pintada para a Confraria da Imaculada Conceição, em Milão, e que na verdade é a segunda versão da pintura. A primeira está no Louvre, em Paris, e acredita-se que, há muitos anos, o artista a vendeu para um cliente privado quando a Confraria não lhe ofereceu o valor que ele tinha em mente.

Com a ajuda dessas imagens científicas, é possível imaginar que Leonardo começou a trabalhar em uma nova composição, mas depois mudou de idéia e reproduziu sua a original.

Rascunho do olho da Virgem Maria (Foto: Divulgação/ National Gallery)

Rascunhos de da Vinci descobertos (Foto: divulgação/National Gallery)

EXPOSIÇÃO

A exposição da obra da mostra Leonardo: Experience a Masterpiece acontecerá de 9 de novembro de 2019 a 12 de janeiro de 2020 no National Gallery, em londres.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários