Receita: berinjela, camarões e alcaparras na caponata perfeita – GQ

22

Com o verão a caminho e o calor já donimante, pode ser bom trocar a carne vermelha por opções mais leves nas refeições. E os frutos do mar são a pedida certa. 

Mas se você já tentou fazer um risoto, um ensopado ou até na churrasqueira e, mesmo assim quer um prato diferente, quem pode ajudar é o chef Poti Pereira, do Centro Europeu, com sua receita especial com frutos do mar: caponata de camarão e lagostins.

Boa pesca (na feira) e bom apetite.

Caponata de camarão e lagostins

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
– 1 berinjela média
– 2 tomates grandes
– 4 lagostins grandes com casca
– 12 camarões grandes com casca
– 60 g de cebola picada grossa
– 40 g de azeitonas verdes sem caroço
– 30 ml de vinagre de vinho branco
– 10 folhas grandes de basílico
– 20 g de alcaparras
– 1 dente de alho amassado
– sal, pimenta e azeite de oliva a gosto

Modo de rpeparo:
Lave a berinjela, descasque, corte em cubos pequenos e frite no azeite de oliva até ficarem crocantes. Reserve.
Retire a pele e a semente dos tomates, corte em cubos médios, lave as alcaparras e as azeitonas para tirar o excesso de sal da conserva e refogue todos juntos em uma panela. Reserve.
Descasque os camarões deixando apenas a última parte com a cauda. Em uma frigideira com um fio de azeite, o alho e a cebola, salteie a metade dos corações e lagostins; retire o alho. Reserve.
Em uma frigideira misture a berinjela aos tomates com as alcaparras e azeitonas e salteie com a outra metade dos camarões, adicione o vinagre, o basílico, acerte o sal e a pimenta; misture suavemente e deixe secar todo o líquido.Monte o prato com esta mistura por baixo e os camarões e lagostins salteados por cima.

Fonte Oficial: http://gq.globo.com/Prazeres/Gastronomia/noticia/2017/09/receita-berinjela-camaroes-e-alcaparras-na-caponata-perfeita.html.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários