Receita: chegou a época do cassoulet – GQ

4

Os dias mais frios combinam com uma série de comidas mais encorpadas e saborosas. Um exemplo é o cassoulet, a famosa feijoada francesa. Aprendemos com o chef Alain Poletto, do Bistrot de Paris, a fazer uma versão muito especial do prato. Que tal tentar?

Bom proveito.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes:
– 500 g de feijão branco
– 130 g de costelinha suína salgada
– 130 g de pé suíno salgado
– 4 asas ou coxas de pato confitadas 
– 4 unidades 100 g de barriga de porco salgada  
– 160 mL de linguiça apimentada  
– 1 ramo de tomilho    
– 1 pitada de pimenta branca moída  
– 3 folhas de louro
– 1 colher (sopa) de salsa crespa    
– 1/3 xícara de gordura de pato   
– 2 colheres (sopa) de bacon     
– 2 colheres (sopa) de cebola     
– 1 alho     
– 2 tomates   
– 1 colher (sopa) de óleo de soja    
– sal refinado a gosto   

Modo de preparo:
Colocar para cozinhar o feijão branco, a costelinha e o pé dessalgados junto com o bouquet garni (tomilho, louro, salsa). Refogar em uma frigideira e despejar no feijão. Refogar o bacon brunoise, o alho e a cebola na gordura de pato. Acrescentar o feijão no refogado. Acrescentar o tomate sem pele e acertar o sal se necessário. Retirar as carnes de dentro do feijão. Cortar em cubos grandes a barriga e cozinhar na agua até ficar macia. Na hora de servir, dourar na gordura de pato os coxas ou asas de pato, assim que a barriga e a linguiça. Dentro um refratário, colocar os feijão e completar com as carnes (pato, barriga de porco e linguiça. Polvilhar de farinha de pão e passar no forno até dourar.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários