Receita de Natal: Panetone de chocolate recheado com Nutella – GQ

14

Depois do chocotone vegano com frutas, essa é a receita pra quem não tem nenhuma restrição e pode enfinar o pé na jaca com estilo. Receita de Stefan Behar, panetone de chocolate recheado com Nutella vai fazer você salivar! Veja o passo a passo abaixo:

+ 3 motivos pelos quais o chocolate corre risco de extinção
+ Receita: bolo de chocolate com sopa de frutas vermelhas, casal perfeito
+ Esta sobremesa de Natal custa R$ 432 e é uma ode ao chocolate

Ingredientes para massa:
4 ½  xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sobremesa) de leite em pó
1 copo americano de água
210g de fermento natural
5g de fermento biológico seco
1 colher (sobremesa) de raspas de laranja
1 colher (sobremesa) de extato de amêndoas
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 colher rasa (chá) de raspas de limão
1 colher rasa (chá)  de canela em pó
1 colher rasa (chá) de cravo em pó
6 gemas
1 colher rasa (chá)  de sal
¾  xícara de manteiga
¾ xícara de chocolate ao leite (em gotas) forneável

Ingredientes para recheio:
1 ½ xícara de creme de avelã

Ingredientes para cobertura:
2 ½ xícaras de chocolate ao leite picado
1 caixinha de creme de leite sem soro
 

Num recipiente, coloque 1  xícara de farinha de trigo, a água, o fermento biológico seco e misture bem até formar uma massa uniforme. Cubra o recipiente com filme plástico e deixe fermentar por 30 minutos. No bowl de uma batedeira planetária coloque o restante de farinha de trigo, todo o açúcar, o leite em pó e bate utilizando o gancho para massas. Adicione em seguida mais meio copo americano de água, todo o fermento natural, a de essência de panettone, as gemas e deixe bater por 8 minutos em velocidade lenta. Adicione o sal e a manteiga e bata por mais 25 minutos. Acrescente o sal, a manteiga e deixe bater por mais 20 minutos. Nesse momento adicione todo o chocolate em gotas (caso queira adicione mais para uma massa com mais chocolate). Divida a massa em porções iguais e coloque-as em formas próprias para panettone. Asse em forno médio (180 graus) por 10 minutos. Em seguida abaixe o forno para 160 graus e asse por aproximadamente mais 20 minutos ou até crescer para fora da forma. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e reserve.

Modo de preparo recheio:
Com uma faca de serra faça quatro furos de aproximadamente 1,5 cm pela tampa do panettone. Corte até o fundo de modo que o recheio chegue até a base do panettone. Transfira o creme de avelãs para um saco de confeiteiro. Corte a ponta do saco de confeitar e recheie o panettone com o creme de avelãs, distribuindo de forma uniforme por todos os quatro furos. Os pedaços que foram retirados, podem ser descartados.

Modo de preparo cobertura:
Pique o chocolate e coloque em uma tigela refratária, aquecendo em banho-maria, mexendo de vez em quando até derreter. Mistura o creme de leite até formar uma mistura homogênea. Cubra o panettone com o creme e deixe esfriar. Sirva.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários