Receita: esse hambúrguer vegano empanado será seu novo melhor amigo – GQ

4

Se você acha que todo dia é dia de hambúrguer, mas que nem todo dia precisa ser dia de carne e queijo e tudo mais, aqui vai uma solução. Depois de passear pelos risotos, pizzas, salpicões e crostinis, agora aprendemos com a chef da chef Renata Vanzetto, do Matilda Lanches, a fazer um hambúrguer empanado vegano.

Bom proveito.

Rendimento: 4 hambúrgueres

Tempo de preparo: 1h30

Ingredientes

Para o hambúrguer:
– 1 brócolis tipo ninja em floretes
– 1 xícara de grão-de-bico cru
– 3 colheres sopa de farinha de linhaça dourada
– 1/2 xícara de água
– 2 dentes de alho sem casca
– 1 colher sopa de salsinha picada
– Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

Para empanar:
– 3 colheres sopa de farinha de linhaça dourada
– 1 xícara de água
– 2 colheres sopa de farinha de trigo
– 4 colheres sopa de farinha de rosca

Para montar o sanduíche:
– 1 unidade de avocado maduro
– 1/2 colher chá de wasabi
– 1/2 unidade de suco de limão taiti
– 1 unidade de cebola branca fatiada
– 1/2 colher sopa de açúcar mascavo
– 4 folhas de alface americana
– 8 rodelas de tomate
– Picles de pepino fatiado
– 8 folhas de repolho roxo

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho por pelo menos 4 horas em água. Escorra e cozinhe na panela de pressão com bastante água e sal por 15 minutos (contar após a panela pegar pressão). Escorra e deixe esfriar. No processador, bata o grão-de-bico cozido até obter um purê.

Coloque os floretes de brócolis e os dentes de alho numa assadeira e tempere com sal, pimenta e azeite. Asse por 30 minutos em forno pré-aquecido a 120º C. Bata rapidamente o brócolis e o alho no processador. Cuidado para não bater demais, o brócolis deve ficar em pequenos pedaços.

Para a maionese vegana de avocado, bata no liquidificador a polpa do avocado, o suco de limão e o wasabi. Acrescente sal a gosto. Para a cebola caramelizada, frite a cebola em azeite até murchar. Acrescente o açúcar mascavo e algumas gotas de suco de limão. Deixe em fogo baixo até obter cor de caramelo.

Numa vasilha, hidrate a farinha de linhaça com 1/2 xícara de água, por pelo menos 10 minutos, até obter uma mistura “grudenta”. Acrescente o purê de grão-de-bico, o brócolis em pedaços e a salsinha picada, misture bem. Deixe a massa descansar em geladeira por 30 minutos.

Divida a massa em 4 partes iguais e modele cada uma com as mãos no formato de burger.

Para empanar, hidrate a farinha de linhaça com água até obter uma mistura com a consistência de clara de ovo. Passe os burgers na farinha de trigo, depois na mistura de farinha de linhaça e água e por fim na farinha de rosca.

Frite os burgers em uma frigideira, com um pouco de azeite, por 3 minutos de cada lado, até obter uma casquinha crocante.

Para montar o sanduíche, pegue uma folha de repolho e acrescente uma colher da maionese vegana no centro. Acrescente uma colher de cebola caramelizada. Coloque o burger de brocolis em cima. Acrescente uma folha de alface, duas rodelas de tomate e o picles de pepino fatiado. Cubra com outra folha de repolho roxo.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários