Receita: pastéis de nata sem açúcar são opção saudável da iguaria lusa – GQ

22

Dentre as muitas sobremesas feitas com ovos e açúcar que constituem a confeitaria portuguesa, os pastéis de nata são de longe a iguaria mais popular (e saborosa) de todas. Não à toa são famosos mundo afora – quase sempre mais conhecidos pelo nome da cidade onde nasceram, Belém.

E por que não tentar uma versão mais saudável (como já fizemos com bolo de chocolate) da melhor sobremesa portuguesa? Pensando nisso pedimos ao pessoal da B.LEM Portuguese Bakery, uma receita especial de pastel de nata zero açúcar. Com menos de 100 calorias, pode ser a opção ideal para diabéticos.

Bom proveito.

Pastéis de nata zero açúcar

Rendimento: 24 pastéis, aproximadamente

Ingredientes:
– 600 g de massa folhada pronta
– 500 ml de leite integral
– casca de 1 limão
– 1 pau de canela
– 60 g de farinha de trigo
– 500 g de adoçante culinário forneável
– 250 ml de água
– 7 gemas

Modo de preparo:

Massa:
Abra a massa e corte em rodelas de 1,5 cm.
Coloque as rodelas nas formas dos pastéis, untadas com manteiga e, com os polegares, faça pressão no centro e espalhe até as bordas.
Separe em uma assadeira e aguarde o preparo do creme.

Creme:
Dissolva a farinha em um pouco de leite.
Leve o restante do leite ao fogo médio, coloque o pau de canela e a casca de limão – quando estiver começando a ferver, adicione a farinha e mexa bem.
Pare de mexer e apague o fogo quando estiver fervendo bastante.
Em outra panela, coloque o adoçante culinário forneável e água no fogo médio e mexa – após ferver, espere 3 minutos – junte essa calda em fio ao leite e misture bem.
Coe todo o creme e espere esfriar (senão, ao adicionar as gemas, elas talham).
Junte as gemas com o creme e mexa bem.
Encha as forminhas de massa com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por 17 minutos, espere esfriar um pouco e desenforme.

Fonte Oficial: http://gq.globo.com/Prazeres/Gastronomia/noticia/2017/10/receita-pasteis-de-nata-sem-acucar-sao-opcao-saudavel-da-iguaria-lusa.html.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários