Receita: salpicão vegano é um prato saudável e nada óbvio – GQ

7

É natural definir o salpicão como uma salada com frango desfiado e batata palha. Porém, engana-se que essa é a única forma de preparo do prato. Na receita de hoje, a chef Gabi Mahamud, autora do livro de receitas saudáveis Flor de Sal, nos apresenta o salpicão vegano, uma versão nada óbvia, saborosa e saudável para quem quer começar bem a semana. Bom apetite!

Ingredientes

1/4 xícara de ervilha
1/4 xícara de milho
1/4 xícara de palmito picado
1/4 xícara de casca de melancia em cubos (a parte branca)
1/4 xícara de uvas passas e goji berries
1/4 xícara de talos de salsão
1/4 xícara de cenoura ralada
1/4 xícara de azeitonas picadinhas
1 xícara de maionese vegana (receita abaixo)
1 mandioca para a palha

Modo de preparo

Depois de fazer a maionese, prepare a palha: rale a mandioca descascada e crua na parte grossa do ralador e coloque numa forma, com bastante espaço para ficar tudo bem espalhado.

Tempere com azeite e sal e leve ao forno médio por aproximadamente 10-15 minutos – muito importante ficar de olho, porque queima muito fácil.

Enquanto a mandioca está no forno, prepare o salpicão: higienize e corte todos os ingredientes em cubinhos, rale a cenoura na parte grossa do ralador e retire a parte verde da casca da melancia, separando somente a branca (que vamos usar) e cortando em cubos também.

Em um recipiente, misture todos os ingredientes, acrescente a maionese e incorpore. Retire a palha do forno e deixe esfriar um pouco em uma grade para não suar. Finalize o prato com a palha de mandioca e sirva geladinho.

Dica da chef: caso você não queira goji berries e prefira consumir produtos locais, pode usar as frutas secas que preferir. Também deixe para acrescentar a mandioca palha somente quando for servir pra evitar que ela umedeça e perca a croc​â​ncia.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários