Revista Náutica >> Torneio de Pesca de Santo André vai agitar o sul da Bahia no início de dezembro

32

Nos dias 1º e 2 de dezembro, o município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, irá receber o Torneio de Pesca de Santo André (que recebe o nome de um de seus vilarejos). A competição é organizada pelo Yacht Clube da Bahia (YCB), que espera receber 15 equipes para participar da disputa.

Realizado desde 2010, o torneio envolve cerca de 150 pessoas, entre pescadores e equipe técnica, e integra o Campeonato Baiano de Pesca, realizado anualmente pelo Clube de Salvador. A equipe campeã poderá participar do Offshore World Championship, um dos principais torneios de pesca do mundo.

 

“Estamos dando total apoio ao torneio de pesca deste ano. Sabemos da vocação náutica da nossa costa e não poderíamos deixar de valorizar e divulgar o quanto Santo André é propício para esse tipo de atividade”, afirma Agnelo Santos, prefeito de Santa Cruz Cabrália.

Com o objetivo de contribuir com dados de institutos que controlam a vida marinha mundialmente, como a Billfish Foundation, este ano, a diretoria responsável pela competição vai implantar o sistema de Tags. Trata-se de uma etiqueta numerada com uma ficha correspondente. Esta ficha é preenchida pela equipe com as informações do peixe, inclusive localização, e enviada à instituição.

“Ao fisgar um peixe, os pescadores deverão colocar o tag no animal. Assim, conseguimos reunir informações para estudar a migração, o comportamento e o crescimento estimado, entre outros aspectos”, explica o diretor de pesca do YCB, Xande Cunha Guedes.

Cada vez mais rigoroso no assunto preservação, o Torneio de Pesca de Santo André não permite o embarque dos peixes. Toda a pontuação baseia-se em filmagens realizadas pelas equipes, que devem liberar os animais com vida.

As inscrições para participar da disputa podem ser realizadas na secretaria do Yacht Clube.

 

 

Fonte Oficial: http://www.nautica.com.br/torneio-de-pesca-de-santo-andre-vai-agitar-o-sul-da-bahia-no-inicio-de-dezembro/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários