Revista Náutica >> Vestas 11th Hour Racing e AkzoNobel lideram a primeira etapa da Volvo Ocean Race

27
Foto: Ainhoa Sanchez

Os barcos Vestas 11th Hour Racing e team AkzoNobel – da brasileira Martine Grael – lideram a primeira etapa da Volvo Ocean Race. As equipes foram as primeiras a passar pelo Estreito de Gibraltar em pouco mais de 24 horas de prova. Ao todo, os times devem percorrer 1 450 milhas náuticas de Alicante, na Espanha, até Portugal. Os veleiros devem demorar no máximo oito dias para atracar em Lisboa, capital portuguesa.

”Nós pegamos um caminho mais próximo à costa e percebemos que estávamos a liderança quando a flotilha se convergiu”, explicou o comandante Charles Enright. “Por enquanto, o único barco à vista é o AkzoNobel. Estamos bem acertados, mas não quer dizer que vamos ganhar após passar em primeiro em Gibraltar”.

A surpresa fica por conta do team AkzoNobel, que viveu uma turbulência antes da largada com a mudança do comandante e a saída dos nomes mais experientes do grupo, inclusive do brasileiro Joca Signorini. O time de Simeon Tienpont foi definido apenas uma hora antes da largada.

Foto: Ainhoa Sanchez

Antes de sair de Alicante para a Leg 1, a campeã olímpica Martine Grael disse que a regata seria bastante rápida por causa da condições de vento previstas para o percurso pelo Mediterrâneo e Atlântico Norte.

”Vamos pegar ventos favoráveis”, contou Martine Grael. ”Será uma boa perna de popa (vento a favor). Vamos até pertinho da Ilha da Madeira e chegando lá o vento vai rondar e volta a ser de popa até Lisboa novamente”.

Com melhor desempenho no começo da prova, no domingo (22), os chineses do Dongfeng Race Team perderam a liderança e viram o pelotão desgarrar. “Na noite passada, perdemos muito”, disse Chen JinHao (Horace). “Pascal e Charles estavam trabalhando a noite toda para que possamos ser mais rápidos. Foi uma noite ruim. Mas podemos voltar ao grupo!”

 

Fonte Oficial: http://www.nautica.com.br/vestas-11th-hour-racing-e-akzonobel-lideram-a-primeira-etapa-da-volvo-ocean-race/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários