Ricardo Daudt lança o livro ‘Confeitaria Sem Mistérios’ e responde dúvidas procuradas na web quando o assunto é “fazer um bolo” – GQ

10

Ricardo Daudt (Foto: Divulgação)

Ricardo Daudt é o campeão da quarta temporada do reality show Bake Off Brasil (exibido no SBT em 2018). “Comecei produzindo em casa brigadeiros e cupcakes. Logo começaram os pedidos de bolos e doces decorados. A partir daí, me especializei em pasta americana e comecei a fazer bolos decorados com modelagens de acordo com o tema de cada festa”, relembra o confeiteiro com cerca de 8 anos de experiência. Agora ele lança o livro Confeitaria Sem Mistérios que traz 58 receitas, entre clássicas e básicas, de massas a recheios coringa.

+ Receita: bolo de chocolate com sopa de frutas vermelhas, casal perfeito
+ Receita: bolo de cenoura fitness para quem é tradicional e saudável
+ Receita: bolo de milho verde orgânico e sem glúten

A convite da GQ Brasil, o expert respondeu as dúvidas mais procuradas no Google quando o assunto é “como fazer bolo”. De sobremesa, ainda dividiu alguns de seus segredos:

GQ Brasil: Como fazer bolo fake de EVA?
Ricardo Daudt: Não costumo fazer bolo de EVA, apenas utilizo pasta americana em bases de isopor que imitam bolos.

GQ Brasil: Fermento de bolo engorda?
Ricardo Daudt: Algumas pesquisas apontam que o fermento não engorda, o que ajuda no ganho de peso são outros ingredientes que estão presentes na massa, como açúcares e carboidratos.

GQ Brasil: Como quebrar ovo fácil?
Ricardo Daudt: Sempre que vou fazer meus bolos, utilizo algum utensilio rígido, bato a casca do ovo na quina do utensílio, fazendo com que ela quebre. Já para separar as gemas das claras, armazeno os ovos na geladeira, eles ficam firmes e consigo separar com o auxílio de uma colher.

Como fazer bolo de caneca:
“Sabe quando bate aquela vontade de comer bolo de chocolate e você pensa na demora que vai levar até fazer todos os preparos? Eu tenho uma dica muito rápida e prática de fazer bolo de caneca”, divide ele.

Bolo de caneca
Ingredientes: 1 unidade de ovo; 3 colheres (sopa) de açúcar refinado; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó; 3 colheres (sopa) de óleo; ½ colher (chá) de fermento em pó; 4 colheres (sopa) de leite integral.
Modo de preparo: Em uma caneca de 300ml, coloque o ovo e misture bem com o açúcar. Bata com o garfo e misture a farinha de trigo. Misture o chocolate, o óleo e o fermento. Por último, adicione o leite e misture bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência média.


Capa do livro Confeitaria Sem Mistérios, de Ricardo Daudt (Foto: Divulgação)

Dica para fazer bolo de chocolate recheado:
Ingredientes: 6 ovos; 2 xícaras de açúcar refinado; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de chocolate em pó 50% cacau; 1 xícara de leite integral; ½ xícara de óleo
Cobertura de chocolate: 8 colheres (sopa) de leite; 8 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de manteiga.
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo. Bata no liquidificador os ovos com o açúcar, o leite e o óleo. Em uma vasilha, peneire o trigo, o chocolate em pó e o fermento. Adicione os ingredientes do liquidificador aos ingredientes secos e mexa lentamente. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até fazer o teste do palito para ver se está completamente assado. Deixe esfriar antes de aplicar a cobertura.
Cobertura: Em uma panela, acrescente todos os ingredientes e deixe ferver. Vire imediatamente em cima do bolo e deixe esfriar.

Como fazer bolinho de chuva?
Ingredientes: 2 ovos; 400 g de farinha de trigo; 395 g de leite condensado; 10 g de fermento em pó; 25 g de manteiga;
Modo de Preparo: Deixe a manteiga em ponto pomada, adicionar os ovos e o leite condensado. Por último, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture bem, faça pequenas bolinhas e leve para congelar. Se preferir, pode rechear com doce de leite na hora em que estiver fazendo as bolinhas. Frite em óleo quente, e após, polvilhe açúcar com canela.

Dica para fazer bolo simples (fofinho):
Ingredientes: 4 gemas; 4 claras; 2 xícaras de farinha de trigo; 2 xícaras de açúcar refinado; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 xícara de leite de coco; 1 xícara de amido de milho; 1 colher (sopa) de fermento em pó;
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180°C graus. Bata as claras até atingir o ponto de neve. Em uma batedeira, acrescente a manteiga até ficar esbranquiçada. Diminua a velocidade e adicione o açúcar aos poucos. Adicione as gemas uma de cada vez, até que a massa fique bem lisa. Acrescente o leite de coco e depois o trigo e o amido de milho. Por último, o fermento em pó. Vire as claras e mexa lentamente. Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 35 minutos.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários