Rio é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2020 – GQ

9

Amantes de arquitetura ganharam mais um motivo para visitar o Rio de Janeiro. A cidade foi eleita a Capital Mundial da Arquitetura para 2020 pela UNESCO e União Internacional de Arquitetos (UIA). A iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio arquitetônico no contexto urbano.

Como primeira Capital Mundial da Arquitetura, a cidade maravilhosa realizará uma série de eventos sob o tema “Todos os mundos. Apenas um mundo.” e cumprirá o 11º objetivo da Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030, acordado internacionalmente: “Tornar cidades e espaços urbanos mais inclusivos, seguros, resilientes, humanos e sustentáveis”.

A escolha pode ser polêmica para alguns, mas o Rio possui uma interessante mistura entre a arquitetura histórica — como a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e o Parque Lage —, e a moderna — obras futuristas como o Museu do Amanhã, de Santiago Calatrava, ou emblemáticas como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Razões indiscutíveis para colocar a cidade no roteiro arquitetônico mundial.

+ 5 locais para apreciar o pôr do sol no Rio de Janeiro
+ As 5 casas de suco no Rio que você precisa conhecer

Aliás, a cidade é homenageada na #GQfevereiro, a qual inclui nomes que estão moldando a nova cena cultural carioca, lugares e histórias que você precisa conhecer. A revista está nas bancas.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários