Spike Lee lança filme político em Cannes e afirma: ‘Estou do lado certo da história’ – GQ

13

Spike Lee pode ser o diretor que mais fez a plateia rir até agora em Cannes. Mas seu BlacKKKlansman, que estreou nessa segunda-feira (14) à noite na Grand Théâtre Lumière, é sério. O filme conta a história verdadeira de Ron Stallworth, primeiro negro na polícia de Colorado Springs que, junto com com o colega judeu Flip Zimmerman, se infiltrou na Klu Klux Klan do Colorado.

A primeira recepção dos críticos trata o filme como o “mais divertido de Lee em muito tempo“, mas parece que o diretor visou algo além: fazer um filme para tirar o mundo inteiro da apatia.

Na coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (15), o diretor disse ter sido influenciado por casos como o ataque de Charlotesville em agosto passado e o assassinato de Heather Heyer. “Coloquei aquela cena [do ataque] com a permissão da mãe de Heather”, disse Lee. “Porque aquilo foi um assassinato. E aquele babaca na Casa Branca não aproveitou a ocasião para denunciar a Ku Klux Klan. Aquele babaca tem acesso ao código nuclear. Toda noite, vou para a cama pensando nisso”.

BlaKKKlansman é muito bem executado, com excelente timing e atuações impecáveis de todo o elenco – equilíbrio difícil de encontrar entre os filmes da competição. Os atores foram unânimes em dizer que haviam conseguido isso graças ao diretor. Topher Grace, que interpreta David Duke, antigo líder da Ku Klux Klan, falou que em um dos piores momentos, quando ele devia gritar Orgulho Branco ao lado de cem outros atores, Lee lembrou-lhe que ele estava fazendo algo em que não acreditava e era só um papel. “Não teria interpretado David Duke para nenhum outro diretor”, disse Grace.

O diretor com o elenco de BlacKKKlansman durante a apresentação (Foto: Getty Images / Tristan Fewings)

A coletiva terminou com um aviso do diretor: “Por favor, não pensem que esse filme é sobre os Estados Unidos. Pensem nele de forma global. Como vocês tratam muçulmanos ou imigrantes”.

Além de Topher Grace, o filme conta com John David Watching como Ron, Adam Driver como Flip Zimmerman e Laura Harrier como Patrice Dumas. BlacKKKlansman deve estrear nos Estados Unidos nos próximos meses.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários