Tem uma ideia para melhorar a inteligência artificial? O Google tem US$ 25 milhões te esperando – GQ

8

Skynet isso, Skynet aquilo. Mas o fato é que inteligências artificias ainda são programinhas altamente situacionais, e já estão conosco há algum tempo, em motores de busca, apps de foto e assistentes pessoais. Elas podem entender o que estamos para digitar, sugerir seriados incríveis ou te avisar sobre o tempo lá fora. Longe da máquina bélica que assombrou Kyle Reese e cia. Ainda assim, é fato que redes neurais podem adquirir vícios e cometer erros.

É em resposta a isso, e para expor abordagens de fora do Vale do Silício, que o Google abriu nesta segunda-feira (29) o concurso global AI Impact Challenge para a melhoria da IA. É uma competição que trata a tecnologia em seu impacto social: o Google quer soluções em áreas como ciência ambiental, saúde e conservação de espécies.

A companhia também está interessada em ideias que, basicamente, façam inteligências artificiais não serem babacas preconceituosas: vale lembrar que o Google já confessou não ter achado maneira de fazer sua IA deixar de entender homens e mulheres negras em fotos como gorilas. A solução foi limitar buscas no Photo para excluir primatas da equação, mas convenhamos: dá para bolar uma ideia melhor, não?

+ Christie’s faz história com o primeiro leilão de uma obra pintada por inteligência artificial
+ “Políticos não pensam nos impactos da inteligência artificial”, diz especialista

Os projetos serão avaliados em tópicos tais como impacto da tecnologia, a aplicabilidade da ideia, o quanto ela consegue escalar para grandes projetos e outros empreendimentos e quão responsável a coisa toda é com os princípios do Google a respeito de boa IA.

O concurso está sendo organizado pelo Google.org, braço filantropo da companhia. A empresa oferece gratuitamente ferramentas pela nuvem para participantes, e bolsistas serão anunciados no Google I/O do ano que vem. O pool de premiação é de 25 milhões de dólares, a ser dividido pelos grupos vencedores. As inscrições vão até 22 de janeiro.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários