Teto solar e interior ‘vegano’: este novo utilitário quer competir com a Tesla – GQ

9

Fisker Ocean (Foto: Divulgação)

A década começou promissora para carros elétricos, e você já pode adicionar mais um modelo notável à lista. Trata-se do ambicioso novo projeto do empreendedor americano Henrik Fisker e sua empresa: o utilitário Ocean.

Através de seu primeiro veículo para o público, anunciado às vésperas de feira tech CES e que chega ao mercado em 2022, a Fisker planeja bater de frente com a Tesla. O Ocean virá em diversas configurações, contará com teto solar próprio e – vai saber – poderá ser o carro mais sustentável do mundo.

+ Volkswagen estuda usar robôs para carregar carros elétricos no futuro
+ Lista GQ: os melhores carros e motos de 2019
+ Esqueça o carro elétrico: a moda da próxima década são as e-bikes

Vamos ao que você precisa saber:

– Sim, o carro tem um teto solar que ajuda a manter a carga da bateria. É de se esperar, no entanto, que o dispositivo garanta apenas mais alguns metros aos previstos 400 a 480 km de alcance da reserva elétrica do veículo. Postos de recarga ou a boa e velha tomada ainda serão os principais meios de alimentação da bateria. Um app especial até ajudará motoristas a localizarem as estações mais próximas durante a viagem.

– A proposta de carro mais sustentável do mundo passa por outros elementos: o principal deles está no que a fabricante chama de interior vegano. Ele é composto em sua totalidade de fibra raiom (uma espécie de seda sintética) e poliuretano. Nada de derivados animais. Além disso, algumas outras peças levam plástico reciclado, material reaproveitado de redes de pesca e borracha reutilizada.


Fisker Ocean (Foto: Divulgação)

– O Ocean será vendido em modelos diversos e em múltiplas opções de transmissão. Uma das versões é um veículo mais arisco, capaz de ir de 0 a 100 em 2,9 segundos. Na configuração básica, ele contará com uma bateria de 80 kWh.

– Espera-se que o Ocean seja uma alternativa mais em conta do que, por exemplo, o Tesla Model 3: em dólares, considerando tributação americana, um Ocean vai sair por, em média, 30 mil dólares (algo equivalente a R$ 121,6 mil), 5 mil a menos que o modelo de entrada da fabricante liderada por Elon Musk.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários