Você sabe como é feita a Bola de Ouro? – GQ

4

MADRID, SPAIN – DECEMBER 15: Ballon d'Or trophy before the La Liga match between Real Madrid CF and Rayo Vallecano de Madrid at Estadio Santiago Bernabeu on December 15, 2018 in Madrid, Spain. (Photo by Quality Sport Images/Getty Images) (Foto: Getty Images)

No próximo dia 2 de dezembro, o mundo vai conhecer os vencedores do Ballon d’Or, ou Bola de Ouro. A premiação da revista francesa France Football elege os melhores futebolistas do mundo, agraciados com o icônico globo dourado, símbolo do prêmio. O que muitos não sabem é que o trabalho de confecção do troféu começa anualmente seis meses antes da premiação, no número 9 da Rue de la Paix, em Paris.

+ Quando o ativismo entra em campo

No endereço fica a Maison Mellerio, uma casa de joalheiros italianos instalada na França desde 1515. Conhecida por seu trabalho de Haute Orfèvrerie – ou ‘alta ourivessaria’ -, a família é conhecida por assinar peças para a aristocracia europeia (recentemente a Rainha Máxima, consorte dos Países Baixos, revelou a predileção por uma tiara de rubis feita por lá).


Bola de Ouro (Foto: L'EQUIPE)

Desde 1956, no entanto, o endereço é também a matriz de uma das mais icônicas premiações do futebol mundial. Encomendada pela France Football para homenagear Stanley Matthews naquele ano, a Bola de Ouro tornou-se uma tradição no esporte, sendo entregue, por seis vezes, para representantes brasileiros.

Seu processo de fabricação não muda há mais de 60 anos. Ao todo, são quase cem horas de trabalho para confeccionar o troféu de cerca de 5 kg e 31 centímetros de altura. Depois de soldar duas meias esferas de latão, o ourives cria uma abertura que permite consagrar a bola no bloco de pirita. Em seguida, ele passa por um processo de entalhe, que revela as ‘costuras’ da peça. São necessárias 15 horas de trabalho para reproduzir exatamente os trinta e dois painéis de uma bola de futebol.


An engraver works on the "Ballon D'or" in Paris on December 2 2014, at the French jewelry house Mellerio. Neuer, Messi, Ronaldo were chosen as top three candidates for FIFA Ballon d'Or with the winner due to be announced on January 12, 2014. AFP PHOTO / (Foto: AFP)

Depois disso, a bola é polida e o nome do vencedor é gravado. Só em seguida ela é coberta com uma fina camada de ouro. Finalmente, ele volta para as mãos do ourives, que realiza a montagem final do balão em sua base de pirita.

Em 2018, o croata Luka Modrić levou a Bola de Ouro após dois anos de vitórias consecutivas de Cristiano Ronaldo. Também em 2018 a premiação foi entregue pela primeira vez a uma mulher, no caso a norueguesa Ada Hegerberg.


Bola de Ouro (Foto: L'EQUIPE)

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários