VR Collezioni: novo nome, lojas renovadas e catálogo mais enxuto – GQ

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Se você passou por uma loja da VR nos últimos meses e teve a impressão de que havia algo diferente no nome da marca, mas sem saber direito o que era, não se enganou: sim, a VR mudou – de nome e de posicionamento. E isso é parte da reorganização empresarial da Inbrands, grupo que detém marcas como Ellus, Richards e Salinas e do qual a VR faz parte (o que é uma realidade no mundo todo, caso você não saiba).

Não se trata de uma transformação no estilo da marca. Alfaiataria e malhas sóbrias seguem entre suas principais características, mas agora são entregues sob a bandeira VR Collezioni. Esse nome, que antes batizava a linha de alfaiataria da VR, passou a identificar toda a marca. E mais: em maio, o grupo inaugurou sua nova flagship nos Jardins, em São Paulo, para apresentar o que estava por vir no restante da rede: o novo nome em destaque na fachada, uma arquitetura interna mais clean e um catálogo mais enxuto de produtos.

Universo do golfe inspira a coleção primavera-verão da VR Collezioni (Foto: Divulgação)

Esse conceito foi multiplicado em todas as 27 franquias e 33 lojas próprias da marca. O trabalho de repaginação das lojas foi concluído neste mês de outubro. “Abrimos mão de algumas coisas, de alguns produtos, para privilegiar o que tem mais a ver com nosso DNA, que alia inovação, tecnologia e conforto”, diz Flavio Musa, diretor da marca.

As mudanças na VR têm como pano de fundo o trabalho de reconstrução do prestígio das marcas da Inbrands. Nelson Alvarenga Filho, fundador da Ellus, assumiu a presidência da Inbrands em novembro do ano passado depois de um período de oito anos em que o grupo foi encabeçado por executivos com perfil mais operacional e financeiro e menos de moda. A atenção ao varejo – o que inclui a reputação das marcas e o layout das lojas – acabou ficando em segundo plano. Alvarenga renunciou à presidência em agosto, mas segue na presidência do conselho do grupo.

Universo do golfe inspira a coleção primavera-verão da VR Collezioni (Foto: Divulgação)

Não que a parte gerencial tenha ficado agora como menos prioritária. Em paralelo com a repaginação das lojas foi feita uma ampla renegociação dos aluguéis desses imóveis. Com isso, enquanto o ano de 2017 servirá para digerir as mudanças – que devem surtir efeito com mais intensidade apenas em 2018 –, o grupo consegue ampliar as margens.

No estilo, a VR Collezioni segue se apresentando como um crossover da elegância urbana de homens de Milão e São Paulo. Tecidos nobres, como loro piana e albini, continuam presentes na alfaiataria, e, na linha casual, a malha peruana pima cotton é uma das marcas registradas. “Moda, especialmente no mercado brasileiro, não é apenas oferecer produto. É preciso que a marca ofereça um significado, que esteja na cabeça dos consumidores”, diz Musa.

Universo do golfe inspira a coleção primavera-verão da VR Collezioni (Foto: Divulgação)
Universo do golfe inspira a coleção primavera-verão da VR Collezioni (Foto: Divulgação)
Universo do golfe inspira a coleção primavera-verão da VR Collezioni (Foto: Divulgação)

Fonte Oficial: http://gq.globo.com/Estilo/Moda-masculina/noticia/2017/10/vr-collezioni-novo-nome-lojas-renovadas-e-catalogo-mais-enxuto.html.

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