Web Luxo >> Embraer terá design “Art Déco” de US $ 80 milhões no interior das aeronaves

11

A Embraer trabalha com o designer Eddie Sotto para criar o conceito de interior “Art Déco” destinado para a maior aeronave em sua frota de jatos executivos. 

E se o interior de um jato privado pudesse contar uma história?
E se pudesse transportá-lo para outra era?

Estas foram as perguntas feitas ao designer experiente Eddie Sotto por Jay Beever, vice-presidente de design de interiores da Embraer Executive Jets, a divisão de jatos comerciais da Flórida.

Especificamente, queriam que Eddie Sotto Imaginasse o interior do Lineage 1000E – a maior aeronave da frota dos jatos executivos da Embraer – com um motivo Art Deco. Ele também queria demonstrar até que ponto a Embraer e os engenheiros da empresa poderiam levar o design de um interior a um jato particular. O resultado é o “Manhattan Airship”, um conceito de design com um preço inicial de cerca de US $ 80 milhões.

Foi uma configuração típica, a aeronave tem cinco zonas de passageiros, que podem incluir um quarto principal com cama queen-size e chuveiro. Seja como for, queriam que Sotto criasse um interior com tantos detalhes interessantes e referências culturais que os passageiros seriam relutantes em deixar a cabine quando chegassem ao seu destino.

embraer-lineage-1000e-art-deco-2

“O futuro do luxo para nós é dar as pessoas uma experiência que as surpreenda, algo que não esperavam”, continua Beever. “Queremos nos afastar do casual e trazer um motivo para que as pessoas se sintam bem e diferente ao chegar no avião”.

Eddie Sotto, fundador e presidente da SottoStudios em Los Angeles foi o vice-presidente sênior de design conceitual da Walt Disney Imagineering, a divisão que projeta e cria os parques temáticos da empresa.

O “Dirigível de Manhattan” também possui referências náuticas. Eddie é um admirador de longa data da Normandie , o navio marítimo francês que entrou em serviço em 1935. Era conhecido por seus luxuosos espaços de primeira classe feitos em Art Deco, o estilo predominante do dia. Muitos dos espaços apresentaram grandes entradas e grandes murais de parede. A sala de jantar era iluminada por pilares de cristais Lalique. Sotto também visitou o Queen Mary, outro navio oceânico desse período com elementos de design semelhantes. “Eu fiz listas de reprodução da música da época para me teletransportar para o tempo enquanto eu esboçava”, disse ele.

embraer-lineage-1000e-art-deco-3

O design da Sotto exige que as porções da cabine sejam equipadas com pisos de madeira escura e painéis e apresentam acentos de cor dourada. Na parede da entrada da cabine um mural metálico retrata o horizonte de Manhattan em torno de 1930. É uma reminiscência de um mural no lobby do edifício Empire State que retrata o prédio em si. Ele também lembra um mural na Queen Mary que mostrou o progresso do forro enquanto atravessava o Atlântico.

embraer-lineage-1000e-art-deco-5

Ele também lembra um mural na Queen Mary que mostrou o progresso do forro enquanto atravessava o Atlântico. No lado esquerdo do mural há um skyline estilizado de Manhattan.

Além do salão é o Crystal Room, onde seis passageiros podem jantar em uma mesa com incrustações decorativas. A mesa, os assentos cobertos de mohair e as luminárias, que parecem ser de cristal, acenam para a sala de jantar do Normandia .

Mesmo o esquema de design exterior está mergulhado na história. As listras destinam-se a evocar a locomotiva S1 projetada por Raymond Loewy, um pioneiro da simplificação moderna. O estilo surgiu do Art Deco e se tornou onipresente durante a década de 1930 até a década de 1950, aparecendo em tudo, desde arquitetura até eletrodomésticos.

embraer-lineage-1000e-art-deco-4

No entanto, a Sotto e a Beever não possuíam uma licença ilimitada para recriar todos os elementos de design do período. Você não pode, por exemplo, instalar dispositivos de iluminação de cristal em uma aeronave. A FAA desaprova, e o vidro pesa no jato. “Tivemos que usar um policarbonato”, disse Eddie Sotto. “Mas algumas coisas são melhores para simular”.

Fonte Oficial: http://webluxo.com.br/home/motores/embraer-art-deco-lineage-1000e/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários