Wired Conference: mercados emergentes serão centrais para o crescimento da moda em 2018 – GQ

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2016 foi um ano difícil para o mercado de moda: um cresimento lento em vendas (na casa de 1,5%, apenas uma fração da expansão que a indústria cravava uma década atrás); mudanças profundas de paradigma como o fast-fashion, que não só pressionou marcas mais tradicionais a rever estratégias, mas criou – e segue criando – profundos problemas ambientais em uma indústria que ainda se vê às voltas com sua relação com o meio ambiente

Mas, para a McKinsey, 2018 pode acabar um ano melhor para o mercado da moda. E muito disso tem a ver com uma tendência que já vem se fortalecendo inclusive em 2016: mercados emergentes participando mais ativamente da indústria. Segundo o relatório State of Fashion 2018 – realizado em parceria entre a agência e a plataforma Business of Fashion – América Latina, Oriente Médio, África e, principalmente, Ásia serão instrumentais para um aumento previsto de até 4,5% das vendas de itens fashion.

O continente asiático é uma das grandes tendências a serem observadas este ano, segundo Jack Calhoun, senior advisor da McKinsey. Players orientais, através de um foco em inovação, além de investimento e expansão em níveis globais, devem ser levados em consideração, tanto quanto o impacto do Brexit e de incertezas políticas no mercado mundial.

A América Latina também cumpre um papel importante: na região, a agência espera um aumento entre 5 e 6% nas vendas em 2018, contra 2 a 3% de crescimento previsto para países europeus mais tradicionais no certame. Esses números devem ser vistos no contexto correto: há ainda uma grande diferença no tamanho do mercado europeu e latino de moda, claro. Mas considere a expansão de marcas nacionais como a Handred, distante das marcas tradicionais, mas que nasceu no Rio, participou este ano da SPFW e está ganhando o Brasil. A McKinsey de fato sugere que a mentalidade de startup vai ganhar protagonismo sobre velhas técnicas e estratégias das multinacionais.

E sobre sustentabilidade? Jack e Fernanda prevêem que o pensamento sustentável será aplicado no centro dos cilcos de produção e na cadeia de valor em geral.

Fonte oficial: GQ

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